ASSINE
search button

"Vamos transformar a Líbia em uma fogueira", diz porta-voz de Kadafi

Compartilhar

O porta-voz do regime de Muammar Kadafi, Mussa Ibrahim,  fez um apelo a voluntários simpatizantes do ditador líbio para que se apresentem no país, oferecendo armas para combater os rebeldes, que já tomaram a fortaleza onde, por mais de 40 anos, Kadafi comandava o país.

"Os voluntários podem vir à Líbia e nós lhe daremos armas, munição e treinamento", declarou Ibrahim à rede de TV síria Arrai. "Se os bombardeios prosseguirem, vamos transformar a Líbia em uma fogueira e saberemos proteger os civis dos bandos e da aliança dos cruzados".

Ibrahim disse ainda que "as forças armadas líbias detiveram vários comandantes militares dos revolucionários da Otan".

Mais cedo, o próprio Kadafi revelou que optou por uma "retirada tática" de seu quartel-general no bairro de Bab el-Aziziya, em Trípoli.

"Bab el-Aziziya não era nada além que um monte de escombros após ter sido bombardeado por 64 mísseis da Otan (desde o início do conflito) e nos retiramos por razões táticas", declarou Kadhafi em mensagem de áudio divulgada na noite desta terça-feira pela rede de televisão Al Oruba e também difundida pelo site do canal Al Libiya.

Na mensagem, Kadhafi não faz qualquer referência ao local para onde se retirou.

Os rebeldes líbios tomaram nesta terça-feira o quartel-general de Kadhafi em Trípoli, onde as tropas leais ao regime resistem em apenas alguns bairros da capital