Chávez diz que se prepara para possível novo ciclo de tratamento

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta segunda-feira que está se preparando para "uma possível nova sessão de quimioterapia", apesar de seus médicos ainda não terem certeza se será preciso mais um ciclo do tratamento para combater o câncer que lhe acometeu. "Ainda estou sendo avaliado para saber se será preciso mais uma sessão ou não, mas a recuperação do meu organismo está correndo de acordo com o esperado", disse Chávez sem precisar a data do possível tratamento nem onde ele seria realizado.

O líder da Venezuela foi operado de um tumor maligno em junho em Cuba e desde então já viajou mais duas vezes ao país - em julho e em agosto - para a aplicação de tratamentos de quimioterapia. "Como parte do tratamento, é preciso especial atenção à presença de vírus e bactérias (...) por isso estou restringindo bastante o contato físico e é por isso que vocês me veem aqui (no alto de um palanque)", disse Chávez, que falou de cima de um palco em um ato com estudantes no Palácio Presidencial de Miraflores.

A enfermidade de Chávez fez com que ele, conhecido por seus longos discursos, reduzisse suas aparições públicas, mas os movimentos de seu governo continuam sendo atualizados regularmente através de mensagens no Twitter ou por meio de ligações telefônicas. Além do encontro com estudantes na segunda-feira, Chávez presidiu no domingo uma cerimônia ecumênica por sua saúde em Miraflores.

O presidente venezuelano, de 57 anos e desde 1999 no poder, tem se mostrado muito otimista desde que anunciou que estava doente e tem insistido inclusive em dizer que concorrerá a um mandato presidencial de seis anos nas eleições do final de 2012.