EUA 'estimulados' pela progressão dos rebeldes líbios

Os Estados Unidos se disseram nesta segunda-feira estimulados pela progressão dos rebeldes líbios em direção à capital Trípoli.

"Nós estamos muito estimulados com a progressão dos rebeldes", declarou à imprensa a porta-voz do departamento de Estado, Victoria Nuland, fazendo referência aos avanços que realizaram notadamente a Zawiyah.

Os rebeldes reivindicaram o domínio da maior parte da cidade, mas as forças leais ao coronel Kadhafi bombardearam na segunda-feira o coração dessa entrada estratégica, acrescentou Sra. Nuland.

"O que observamos, é um esforço por parte dos rebeldes em cortar o acesso às estradas de acesso à Trípoli e aumentar a pressão sobre Kadhafi" completou.

Os rebeldes líbios assumiram nesta segunda-feira o controle de três cidades-chave na estrada de Trípoli, entre elas Zawiayh, que fica 40 km a oeste da capital, e Gharyane e Sorman, situadas respectivamente 50 km ao sul de Trípoli e cerca de 60 km a oeste.

Eles controlam também todas as zonas residenciais de Brega, ao leste, mas os combates contra o Exército do regime prosseguem no oeste desta cidade petroleira estratégica.

Este é o avanço mais importante dos rebeldes desde o início do conflito à seis meses.

Paralelamente, negociações secretas começaram no domingo entre rebeldes e representantes do regime em Djerba, na Tunísia, segundo uma fonte próxima à segurança tunisiana.