Tiroteio em reunião de jovens perto de Oslo deixa feridos

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas em um tiroteio ocorrido em um acampamento da juventude social-democrata na localidade Utøya, próxima de Oslo, poucas horas depois do atentado que atingiu o centro da capital norueguesa com duas mortes confirmadas, segundo a imprensa local.

As forças de segurança confirmaram que um tiroteio aconteceu nesta pequena cidade turística, situada a margens de um lago, mas não apresentaram mais detalhes. A BBC chegou a noticiar que quatro haviam morrido, mas a notícia não foi confirmada.

Neste acampamento, que pertence às alas jovens do partido trabalhista norueguês (AUF), discursou na manhã desta sexta-feira Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra social-democrata da Noruega. Além disso, estava previsto que o primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, também realizasse um discurso no local no sábado.

Segundo o jornal local Aftenposten, as forças de segurança enviaram vários soldados e um helicóptero ao local. A polícia foi alertada pelos pais dos jovens que estavam no acampamento. Meios de comunicação locais afirmaram que um homem com um uniforme de policial realizou vários disparos. Depois, a BBC disse que uma pessoa foi presa.