ASSINE
search button

Israel satisfeito com bloqueio de flotilha internacional para Gaza

Compartilhar

JERUSALÉM, 3 julho 2011 (AFP) - O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, celebrou neste domingo o bloqueio da flotilha internacional para Gaza e afirmou que a situação é resultado da "ação diplomática" de Israel.

"Saúdo todos os esforços que foram feitos para evitar a partida da flotilha", declarou o ministro à rádio militar israelense.

Segundo o ministro, o bloqueio da frota na Grécia, de onde deveria zarpar com destino a Gaza, "é o resultado de contatos intensivos com os Estados da região e com a comunidade internacional".

O chefe da diplomacia israelense elogiou especialmente a atitude do Quarteto Internacional para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU), que no sábado pediu a "todos os governos envolvidos" que usem sua influência para evitar a saída de qualquer nova flotilha.

Na sexta-feira, a Grécia interceptou um barco americano da frota humanitária pró-palestina, o único que zarpou do porto do Pireu, em Atenas.

A flotilha, composta por 10 barcos, queria romper o bloqueio imposto por Israel aos palestinos da Faixa de Gaza, controlada pelo movimento radical Hamas.

Lieberman reiterou que entre os participantes do grupo havia "um núcleo duro constituído de ativistas do Hamas, ligados ao terrorismo", acusação que os organizadores negam de maneixa taxativa.

O chanceler também rejeitou as acusações de "sabotagem" da flotilha por parte de Israel.