ASSINE
search button

Obama promete conseguir acordo sobre dívida

Compartilhar

O presidente americano, Barack Obama, prometeu nesta quarta-feira chegar a um acordo com seus adversários republicanos no Congresso para honrar as dívidas nacionais, para fazer funcionar o Estado.

"O vice-presidente (Joe Biden) e eu vamos prosseguir as negociações com os líderes dos dois partidos no Congresso pelo tempo que for necessário. Chegaremos a um acordo que permitirá a nosso governo viver dentro de suas possibilidades", afirmou Obama durante uma coletiva de imprensa.

A presidência e o Congresso estão envolvidos em difíceis negociações para evitar, até o início de agosto, um default da dívida americana. O Congresso precisa elevar o limite legal de endividamento do país, que continua a crescer.

Mas os republicanos, que controlam a Câmara de Representantes, mas têm minoria de bloqueio no Senado, recusam-se a considerar esta votação sem a realização de cortes drásticos, para reduzir o déficit orçamentário sem precedentes da dívida pública do Estado federal americano.

Obama admite que os cortes são necessários, mas recusa-se a atacar os principais programas sociais e deseja que os Estados Unidos continuem a investir em áreas críticas aos seus olhos, tais como ensino, pesquisa e infraestrutura.

Ele também pretende aumentar a carga fiscal sobre os americanos mais ricos, uma possibilidade categoricamente rejeitada pelos republicanos.