Islândia: nuvem diminui e erupção pode terminar no fim de semana

A coluna de fumaça liberada pelo vulcão islandês Grimsvötn diminuiu "consideravelmente" na última hora desta terça-feira, a uns 2.000 metros de altitude, e a erupção poderia terminar antes do fim de semana, declarou à AFP um porta-voz das autoridades islandesas.

"A altitude da nuvem de fumaça é de 2 km, sendo assim, diminuiu consideravelmente", declarou à AFP Thorir Hrafnsson, porta-voz da célula de crise criada pelas autoridades islandesas, com base em observações feitas por volta das 16H00 GMT.

"Já não é perigoso para o tráfego aéreo. O único perigo agora vem das cinzas velhas", destacou.

É "muito pouco provável" que a erupção volta a ganhar intensidade. Esta deveria terminar em alguns dias, se as coisas evoluíssem conforme o previsto, destacou.

"Se acontecer como em erupções precedentes, deveria terminar por volta do fim de semana, mas é muito difícil prever", acrescentou Hrafnsson.

Na noite de segunda-feira, a altitude da pluma de fumaça expulsa pelo vulcão Grimsvötn, no sudeste da Islândia, havia diminuído para 3.000 a 5.000 metros contra os cerca de 20.000 metros do sábado, quando entrou em erupção.