TRÍPOLI - Um prédio dos serviços de Segurança Interna e a sede do ministério de Inspeção e Controle Popular, órgão de combate à corrupção na Líbia, foram destruídos na madrugada desta terça-feira em um bombardeio da Otan a Trípoli, constatou a AFP no local.
Os dois prédios estão situados em Al Jumhuriya, barrio residencial e administrativo do centro da capital líbia, próximo à residência-quartel do coronel Muammar Kadafi.
Por volta das 03H00 local (22H00 Brasília), os bombeiros lutavam contra as chamas que destruíam os dois prédios, situados um diante do outro na avenida Al Jumhuriya, observou o jornalista da AFP.
A ministra de Inspeção e Controle Popular revelou que o ataque deixou feridos entre os funcionários do ministério, mas não informou números.
A aviação da Otan bombardeou Trípoli em duas ocasiões nas últimas horas, à 01H30 local (20H30 Brasília de segunda), e às 20H00 (15H00 Brasília).
O porta-voz do governo, Mussa Ibrahim, afirmou que líderes do Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão político da rebelião), integrantes do regime antes de desertar, pediram à Otan que bombardeasse a sede do ministério, para assim eliminar provas contra eles.
"Acreditamos que a Otan foi induzida ao erro para destruir documentos que provam o envolvimento deles em casos de corrupção", declarou Ibrahim.
A Otan assumiu no final de março o comando da coalizão internacional encarregada pelas Nações Unidas de acabar com os ataques do regime líbio aos civis que exigem a saída do coronel Kadafi.