Sismo moderado assusta Cidade do México

Um sismo moderado sacudiu nesta quinta-feira o centro e o sul do México e fez soar o alarme de alerta na capital mexicana. Depois disso, edifícios, lojas e escolas foram evacuados, mas não houve registros oficiais de vítimas ou danos.

O sismo, que ocorreu às 08h24 local, teve uma magnitude de 5.5 na escala Richter, segundo o Serviço Sismológico Nacional, que inicialmente havia dado uma medição de 5,8 com origem na costa do Pacífico.

O alarme de alerta tocou na capital mexicana cerca de 50 segundos antes do abalo e foi retransmitido por rádios e canais de televisão, dando origem a evacuações em massa.

"Uma pequena frota de helicópteros sobrevoou a cidade e constatou que tivemos um saldo zero de danos pelo sismo, só algumas crises nervosas", disse à AFP Macarena Quiroz, do Escritório de Proteção Civil.

Apesar de ter sido apenas um susto, esse foi o segundo sismo dessa magnitude no México em menos de duas semanas. Em 25 de abril houve um movimento similar, que provocou pânico entre turistas do balneário de Acapulco, que estava lotado.

No ano passado, um terremoto de magnitude 7,2 - o segundo mais forte em território mexicano - foi sentido no nordeste do país provocando duas mortes e afetando 40.000 pessoas.