ASSINE
search button

Finlândia realiza eleições legislativas

Compartilhar

Os finlandeses renovam seu parlamento neste domingo, ao final de uma campanha marcada pelo avanço do partido da direita nacionalista 'Os Verdadeiros Finlandeses'.

A última pesquisa divulgada na quinta-feira dava como vencedora a Coalizão Nacional (conservadores, pró-europeus e membros da atual aliança governamental), na frente do Centro da atual primeira-ministra Mari Kiviniemi e do Partido Social-Democrata de Jutta Urpilainen (oposição).

Em caso de vitória da 'Coalizão Naciona'l, seu dirigente Jyrki Katainen, que também é ministro das Finanças do atual governo, sucederá Kiviniemi à frente do governo, que poderá se associar ao partido 'Os Verdadeiros Finlandeses', de Timo Soini, que obteve 15,4% dos votos na última pesquisa.

Os Verdadeiros Finlandeses, que tem alguns candidatos que são membros do movimento ultranacionalista muito mais radical 'Suomen Sisu', foram acusados de xenofobia, populismo e falta de experiência, mas, apesar disso, uma parte do eleitorado parece confiar no discurso eurocético e nacionalista resumido no slogan "os finlandeses primeiro".