Finlândia realiza eleições legislativas

Os finlandeses renovam seu parlamento neste domingo, ao final de uma campanha marcada pelo avanço do partido da direita nacionalista 'Os Verdadeiros Finlandeses'.

A última pesquisa divulgada na quinta-feira dava como vencedora a Coalizão Nacional (conservadores, pró-europeus e membros da atual aliança governamental), na frente do Centro da atual primeira-ministra Mari Kiviniemi e do Partido Social-Democrata de Jutta Urpilainen (oposição).

Em caso de vitória da 'Coalizão Naciona'l, seu dirigente Jyrki Katainen, que também é ministro das Finanças do atual governo, sucederá Kiviniemi à frente do governo, que poderá se associar ao partido 'Os Verdadeiros Finlandeses', de Timo Soini, que obteve 15,4% dos votos na última pesquisa.

Os Verdadeiros Finlandeses, que tem alguns candidatos que são membros do movimento ultranacionalista muito mais radical 'Suomen Sisu', foram acusados de xenofobia, populismo e falta de experiência, mas, apesar disso, uma parte do eleitorado parece confiar no discurso eurocético e nacionalista resumido no slogan "os finlandeses primeiro".