O presidente de Cuba, Raúl Castro, propôs neste sábado limitar a "dois períodos de cinco anos" o desempenho dos principais cargos no poder, durante a abertura do VI Congresso do Partido Comunista. "Chegamos à conclusão de que é recomendado limitar ao máximo de dois períodos consecutivos de cinco anos o desempenho de cargos políticos e estatais fundamentais, isso é possível e necessário nas atuais circunstâncias", afirmou Raúl Castro perante os mil delegados do Congresso.
O presidente fez sua proposta em um duro discurso de autocrítica sobre a direção da ilha comunista, governada durante 52 anos pelos irmãos Fidel e Raúl Castro.
Congresso
O VI Congresso do Partido Comunista de Cuba foi inaugurado neste sábado em Havana com a presença de mil delegados liderados pelo presidente Raúl Castro, e com a ausência de Fidel Castro. A reunião do governante e único partido, a primeira realizada desde 1997 e sem Fidel Castro no poder, começou no Palácio de Convenções com o hino nacional.
O primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, foi o encarregado de inaugurar a reunião com um breve discurso no qual ressaltou que o verdadeiro início do evento foi meses atrás com a discussão popular do documento marco do Congresso.
Ventura ressaltou que nesse processo participaram os militantes do partido e todos os revolucionários e cubanos que desejaram expressar suas opiniões e propostas necessárias para atualizar o modelo econômico e social da ilha.
Machado Ventura também indicou que de acordo com o "empenho de ser a cada dia mais racionais" nesta reunião participam menos convidados e delegados que nos anteriores, e apontou que se dará prioridade ao trabalho em comissões para facilitar a participação.
Em seguida, Raúl Castro leu o relatório central do Congresso do Partido. O VI Congresso tem como principal tarefa ratificar o plano de reformas econômicas empreendido por Raúl Castro para superar a aguda crise do país, contido no documento "Projeto de Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e a Revolução".
Além disso, a reunião deverá escolher os órgãos de direção do Partido Comunista de Cuba e é previsível que se formalize a renúncia de Fidel Castro como primeiro-secretário da organização e sua substituição por seu irmão Raúl nesse cargo, o principal do partido.
A inauguração do conclave comunista, restringida para a imprensa estrangeira, foi transmitida ao vivo pela televisão cubana e se prevê que o mesmo ocorra com o encerramento na próxima terça-feira 19 de abril.