Grupo de Contato sobre Líbia se reunirá no Qatar em 13 de abril

DOHA - O Grupo de Contato sobre a Líbia voltará a se reunir no dia 13 de abril em Doha, no Qatar, anunciou nesta quinta-feira o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé.

A França está tentando "convencer a União Africana (UA) a comparecer no Qatar na semana que vem, pois o Grupo de Contato se encontrará lá em 13 de abril", afirmou Juppé, durante uma audiência na comissão de Defesa e Relações Exteriores do Senado francês.

O Grupo de Contato "está encarregado de garantir a governança política da intervenção militar (na Líbia) e da aplicação das resoluções da ONU", lembrou o chanceler francês.

O chefe da diplomacia francesa reiterou que a França deseja que os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) ouçam os representantes do Conselho Nacional de Transição (CNT), que reúne vários grupos da oposição ao ditador Muamar Kadafi. Os chanceleres do bloco europeu também se reunirão na próxima semana.

"Quero que na segunda-feira eles sejam escutados pelo conselho de ministros das Relações Exteriores em Bruxelas", disse Juppé. "Ainda há algumas resistências, mas é necessário falar com estes dirigentes, embora não tenham o monopólio da representação do povo líbio".

Na quarta-feira, a ONU pediu o fim das hostilidades em torno da cidade líbia de Misrata, a terceira maior do país, a 214 km de Trípoli, para que os feridos possam ser socorridos e para que a população consiga deixar a área dos combates entre os rebeldes e as forças pró-Kadafi.