Obama afirma que novas energias criarão empregos nos EUA

WASHINGTON  -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que a transição para energias mais limpas ajudará a criar empregos em seu país, depois de ter apresentado esta semana uma série de iniciativas para reduzir em um terço as importações de petróleo.

"Levar a economia para as novas energias vai garantir os empregos do futuro nos Estados Unidos", afirmou Obama em seu programa semanal de rádio, no qual comentou os números do desemprego, que atingiram em março o menor nível em dois anos.

"Desta maneira ganharemos o futuro. Desta maneira, deixaremos para nossos filhos Estados Unidos mais seguros e mais prósperos", completou.

A taxa de desempregou caiu 0,1 ponto na comparação com fevereiro, a 8,8%, o menor nível desde março de 2009, segundo o Departamento do Trabalho.

Na quarta-feira, Obama fixou a meta de reduzir em um terço as importações de petróleo durante os próximos 10 anos, em um momento no qual os conflitos árabes e a catástrofe nuclear do Japão provocam dúvidas sobre o fornecimento de energia dos Estados Unidos.

O plano inclui o maior uso de gás natural e biocombustíveis, além de uma economia de energia.

"Vamos utilizar mais fontes limpas de energia para não colocar em risco o meio ambiente", acrescentou Obama.

"Vamos lançar novos produtos e novos serviços em todo o país graças à mais importante de nossas energias renováveis: nossa engenhosidade", concluiu.