Kadafi faz novo pronunciamento à nação

TRÍPOLI - O líder líbio Muamar Kadafi faz um novo pronunciamento à nação nesta quarta-feira. Os rebeldes líbios anunciaram há pouco que recuperaram o controle de Brega (leste), depois de uma ofensiva das forças de Muamar Kadafi, que deixou pelo menos dois mortos, informaram fontes ligadas aos opositores em Ajdabiya (160 km ao oeste de Benghazi).

Brega, que fica 200 km ao oeste de Benghazi, epicentro da revolta no leste do país, "está agora totalmente sob o controle da revolução", afirmou um general da polícia que pediu anonimato. A fonte está em Ajdabiya, cidade 40 km ao sul de Brega.

"As forças de Kadafi chegaram a Brega e combateram, mas agora recuam", declarou Mehdi Suleiman Hussein, um dos combatentes em Ajdabiya. Segundo ele, apenas os "mercenários" enfrentavam os insurgentes.

Na cidade de Ajdabiya tiros foram disparados para celebrar a vitória dos opositores em Brega. "Durante a noite, as forças de Kadafi atacaram o aeroporto de Brega, onde enfrentaram os rebeldes", declarou à AFP Ayman al Moghrabi, um médico que participa do apoio aos combatentes de Ajdabiya.

As forças militares entraram em Brega com vários tanques e artilharia pesada e ocuparam um bairro residencial, segundo testemunhas, que também relataram combates intensos no porto da cidade.