Forte explosão é ouvida na cidade líbia de Brega

TRÍPOLI - Uma forte explosão foi ouvida nesta quarta-feira na cidade líbia de Brega (leste), onde ocorrem confrontos entre partidários de Muamar Kadafi e opositores. Os rebeldes líbios anunciaram nesta quarta-feira ter recuperado o controle de Brega, depois de uma ofensiva das forças de Kadafi que deixou pelo menos dois mortos.

Brega, que fica a 200 km ao oeste de Benghazi, epicentro da revolta no leste do país, "está agora totalmente sob o controle da revolução", afirmou um general da polícia que pediu anonimato. A fonte está em Ajdabiya, cidade 40 km ao sul de Brega.

"As forças de Kadafi chegaram a Brega e combateram, mas agora recuam", declarou à AFP Mehdi Suleiman Hussein, um dos combatentes em Ajdabiya. Segundo ele, apenas os "mercenários" enfrentavam os insurgentes.

Na cidade de Ajdabiya tiros foram disparados para celebrar a vitória dos opositores em Brega. "Durante a noite, as forças de Kadafi atacaram o aeroporto de Brega, onde enfrentaram os rebeldes", declarou Ayman al Moghrabi, um médico que participa do apoio aos combatentes de Ajdabiya.

As forças militares entraram em Brega com vários tanques e artilharia pesada e ocuparam um bairro residencial, segundo testemunhas, que também relataram combates intensos no porto da cidade.