Navio de guerra americano se aproxima da Líbia

Um navio de guerra americano, o USS Kearsarge, tendo a bordo centenas de Marines, aproximava-se nesta terça-feira da Líbia, anunciaram dois dirigentes americanos da defesa, no momento em que os ocidentais aumentam a pressão sobre o regime do coronel Kadhafi.

O USS Kearsarge, um porta-helicópteros com plataformas de desembarque e duas naves que o acompanham, preparava-se para entrar no Canal de Suez, proveniente do Mar Vermelho, informaram à AFP as duas fontes, que preferiram não ter o nome divulgado.

"Nós o deslocamos para se aproximar" da Líbia, disse um deles.

O grupo de operações anfíbias do Kearsarge, com 800 Marines, uma frota de helicópteros e instalações médicas, pode garantir apoio a operações humanitárias, assim como as militares.

"Um navio como o Kearsarge pode realizar numerosos tipos de missão", acrescentou o oficial.

Comandantes militares americanos preparam uma lista de opções a propor ao presidente Barack Obama e mantêm discussão com europeus.

As opções em questão "vão de uma demonstração de força a qualquer coisa maior", destacou o oficial.

Um porta-aviões americano, o USS Enterprise, transportando caças com capacidade para impor uma zona de exclusão aérea, poderia também ser chamado como reforço, para responder à crise líbia. Está atualmente no norte do Mar Vermelho, segundo o site da Navy.