Polícia neozelandesa tenta frear saqueadores após terremoto. Veja vídeo do tremor

Tremor deixou pelo menos 98 mortos

CHRISTCHURCH, - A polícia neozelandesa informou nesta quinta-feira ter registrado mais de uma dezena de casos de roubo e saque em Christchurch, em casas abandonadas por seus habitantes após o potente terremoto de terça-feira, que deixou pelo menos 98 mortos.

Circuito interno de supermercado registrou momento do terremoto. Veja vídeo publicado no Youtube:

A polícia vai percorrer a cidade e seus subúrbios com várias patrulhas para garantir que o toque de recolher seja respeitado, indicou o comandante da polícia do distrito de Christchurch, Dave Cliff.

Policiais australianos e soldados neozelandeses vão ajudar no monitoramento da segurança, acrescentou.

"Queremos garantir que estas patrulhas vigiarão ativamente qualquer um que tente aproveitar de forma criminosa o que acaba de ocorrer", declarou o comandante.

O acesso ao centro de Christchurch, a parte mais atingida da cidade, cujos altos edifícios foram gravemente danificados pelo tremor, foi completamente bloqueado desde terça-feira para facilitar o trabalho das equipes de resgate e evitar saques.

"Não queremos deixar este lugar acessível aos abutres que pensam que (este sismo) é simplesmente uma ocasião de obter o que querem", declarou o prefeito da cidade, Bob Parker.