ASSINE
search button

UE considera essencial início de diálogo do governo com oposição no Egito

Compartilhar

BRUXELAS - A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, afirmou nesta sexta-feira que é "absolutamente essencial" que o governo egípcio de Hosni Mubarak inicie um diálogo com a oposição.

Em meio aos protestos da oposição para exigir a renúncia de Mubarak, Ashton disse que a União Europeia (UE) deseja ver o avanço do processo de transição, depois de Mubarak ter afirmado que não disputará a reeleição.

"Nós estamos sendo muito claros em tudo o que afirmamos. O povo egípcio e o governo devem avançar juntos", disse. "É absolutamente essencial que vejamos a movimentação necessária", completou Ashton, em referência à necessidade de diálogo entre Mubarak e a oposição.

Os opositores ao regime rejeitaram até o momento qualquer diálogo com o governo enquanto Mubarak permanecer no poder.

Milhares de egípcios devem participar nesta sexta-feira de novos protestos batizados de "Dia da Partida", convocados para exigir a renúncia do presidente, que está há 30 anos no poder.

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que as autoridades egípcias devem garantir manifestações "livres e pacíficas" nesta sexta-feira. "Esperamos que as forças de segurança egípcias atuem de forma a garantir manifestações livres e pacíficas nesta sexta-feira decisiva", destacou Merkel antes de uma reunião de líderes da UE em Bruxelas.