Enviado de Obama chega domingo ao Brasil para encontro com autoridades e empresários

BRASÍLIA - O secretário do Tesouro dos Estado Unidos, Timothy Geithner, deve desembarcar no Brasil no próximo domingo à noite. Na segunda-feira, ele tem uma série de reuniões em Brasília e em São Paulo. A expectativa, segundo negociadores norte-americanos e brasileiros, é que Geithner se reúna com a presidente Dilma Rousseff e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Também há a expectativa de o secretário ter reuniões com empresários e especialistas em São Paulo. Mas a agenda de Geithner só será fechada na sexta-feira (4). Geithner ocupa o cargo equivalente ao de ministro da Fazenda no governo norte-americano.

O secretário vem ao Brasil um mês antes da primeira visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A previsão é que Obama venha às Américas do Sul e Central – Brasil, Chile e El Salvador – na segunda quinzena de março.

Segundo assessores norte-americanos, Geithner quer conversar com as autoridades brasileiras sobre acordos de cooperação financeira bilateral e também sobre as negociações do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais). Em novembro, Dilma conversou rapidamente com Obama, durante a reunião do G20, em Seul, na Coreia do Sul.