EUA: Illinois legaliza união civil entre pessoas do mesmo sexo

ILLINOIS - Illinois converteu-se nesta segunda-feira no décimo segundo estado americano a reconhecer legalmente os casais homossexuais, após seu governador autorizar as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. A lei não permite os casamentos de gays e lésbicas, mas garante a eles os mesmos direitos legais dos casais heterossexuais.

"Hoje é um dia importante na história de nosso estado porque estamos mostrando ao mundo que o povo de Illinois acredita na igualdade para todos", afirmou o governador Pat Quinn. "Esperamos que os indivíduos e as empresas de todo o país que escolham mudar-se para Illinois vejam que todos têm os mesmos direitos", acrescentou Quinn.

Os estados de Massachusetts, Connecticut, Iowa, Vermont e New Hampshire, assim como o distrito de Columbia, já reconhecem os casamentos homossexuais.

Nova Jersey permite uniões civis, enquanto Oregon, Nevada, Hawai, Maine, Wisconsin e o estado de Washington estendem alguns direitos aos casais do mesmo sexo através das leis de concubinato estatais.

Na Califórnia, a lei sobre os casamentos homossexuais foi levada para os tribunais para determinar sua legalidade.