Avenida Paulista ganhará novo sistema de iluminação nesta terça

A Secretaria de Serviços e a AES Eletropaulo inauguram na terça-feira, aniversário da cidade de São Paulo, um novo sistema de iluminação na avenida Paulista. Os trabalhos, iniciados no dia 1° de janeiro e orçados em R$ 3,5 milhões, devem aumentar em 425% a luminosidade e reduzir em 70% o consumo de energia.

Segundo a secretaria, a atual iluminação da avenida foi instalada nos anos 70. Os 54 postes de 25 m com 16 lâmpadas com potência de 400 W serão trocados por 39 estruturas de 20 m com seis projetores e outros 15 postes de 12 m com quatro projetores. A nova potência será de 315 W.

Túnel Ayrton Senna também receberá nova iluminação

Também na terça-feira, será inaugurado o novo sistema de iluminação do túnel Ayrton Senna. Com lâmpadas LED, a AES Eletropaulo prevê uma redução superior a 80% no consumo de energia. Os trabalhos foram orçados em R$ 6,2 milhões.

Atualmente, a iluminação do túnel é composta por cerca de 3 mil projetores nas potências 150, 250 e 400 W. A nova iluminação contará com projetores de LED, e a potência será de 87 W, intercalados com projetores de 56 W. Na área central do túnel, a potência será apenas de 56 W.

O Ayrton Senna será o primeiro túnel da região metropolitana a ter lâmpadas LED. De acordo com a Eletropaulo, as lâmpadas LED têm alto índice de reprodução de cores, o que deve melhorar a segurança dos motoristas que trafegam pelo local.