México: três policiais mortos em emboscada no estado de Michoacán

Homens armados mataram, esta sexta-feira, três policiais em uma emboscada contra uma caravana que seguia para uma região do estado mexicano de Michoacán (oeste), sacudida desde quarta-feira por confrontos entre as forças de segurança e o cartel La Familia, informou a promotoria.

"Um comboio de oito a dez caminhonetes da polícia federal foi emboscado esta madrugada (sexta-feira), quando seguia como reforço para Apatzingán e três policiais foram mortos", explicou à AFP um porta-voz da procuradoria de Michoacán, que pediu para ter sua identidade preservada.

A fonte não pôde informar se houve vítimas entre os agressores.

A caravana atacada saiu de uma base policial da cidade de Uruapan e foi atacada na altura do município de Huacana, 460 km a oeste da capital mexicana.

A cidade de Apatzingán tem sido cenário de tiroteios desde a noite de quarta-feira, após um ataque a uma caravana de 30 carros da polícia, atribuído pelo governo a pistoleiros do cartel La Familia, cujos principais líderes estariam cercados na região, segundo o governo.

O porta-voz da Presidência para assuntos de segurança, Alejandro Poiré, disse que se tenta confirmar a versão sobre a morte de um destes líderes.

Os confrontos, que se espalharam a uma dezena de povoados, deixaram até agora cinco mortos, entre eles dois policiais. Várias estradas de Michoacán sofreram bloqueios nas últimas 48 horas com dezenas de veículos queimados.