Obama pede paciência aos americanos no 'Daily Show'

    WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na noite desta quarta-feira que o povo americano precisa ter paciência, pois estima que as "mudanças" prometidas em 2008 vão exigir tempo. Nas vésperas das eleições legislativas de 2 de novembro, Obama destacou no programa humorístico The Daily Show que "esta ideia de que poderíamos transformar rapidamente" a forma de governar os Estados Unidos é algo que "está em curso", mas "não vai ocorrer de um dia para o outro".

Entrevistado pelo comediante Jon Stewart, o presidente disse: "Quando prometemos durante a campanha (de 2008) 'uma mudança na qual você poderia acreditar', não era algo que você pudesse acreditar em apenas 18 meses". No momento em que os democratas correm o risco de sofrer uma severa derrota, Obama garantiu que está "satisfeito" com seu trabalho na presidência.

"Estou satisfeito com a situação dos americanos diante do que atravessamos", declarou em referência à crise econômica 2008-2009. A participação de Obama no Daily Show, cujo tom irreverente atrai particularmente os jovens democratas, constitui mais uma tentativa de recuperar o impulso visto na campanha de 2008.