Perfuradora chega a 40 metros dos mineiros soterrados no Chile

     SANTIAGO - A perfuradora Schramm T-130 (plano B) está a 40 metros dos mineiros soterrados no Chile. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, depois que a máquina alcançou 592 metros de profundidade.

Familiares dos trabalhadores estão em vigília desde a noite de ontem no acampamento montado em torno da mina San José, depois que o ministro Laurence Golborne informou que a retirada dos mineiros pode começar no próximo sábado.

Os trabalhadores estão soterrados desde 5 de agosto, quando houve o desabamento de terra sobre o único canal que ligava a superfície ao subterrâneo. Os mineiros demoraram duas semanas para dar sinais de que estavam vivos. Desde então, o dia a dia deles tem sido acompanhado por um esquema gigantesco de especialistas e de profissionais de imprensa.

Houve quatro vídeos gravados pelos próprios trabalhadores, relatando as condições de vida no abrigo, mensagem às famílias e autoridades. Também foi montado um esquema de comunicação para que pudessem falar por telefone e assistir televisão.