Perfuradora deve chegar aos mineiros chilenos no sábado

A perfuradora B chegou a 90 metros de onde se encuentram os 33 mineiros presos no norte do Chile há mais de dois meses e deve alcançá-los no próximo sábado, informou o ministro das Minas, Laurence Golborne.

Golborne, no boletim diário que faz na mina San José, informou que a perfuradora B, a mais sofisticada das três que trabalham no resgate, alcançou os 535 metros dos 624 totais e que poderá chegar aos mineiros no sábado.

O ministro não quis se comprometer com nenhuma data para o resgate dos mineiros, que serão içados pelo túnel criado, mas calculou que, no melhor dos casos, será dentro de dois ou três dias a partir de sábado e, no pior, deverá levar de oito a dez dias.

"A participação de todos os partidos nos ajuda muito a fazer uma campanha vitoriosa no segundo turno. Acho que o programa de governo tem sido discutido com os aliados. Queremos ver com os aliados e com companheiros que votaram, que optaram por outros candidatos, mas que podem mudar de candidato com esse debate, queremos envolver esses novos aliados. Podem surgir novas propostas", completou o ministro.