Bill Clinton visita desabrigados antes de reunião no Haiti

O ex-presidente americano Bill Clinton visitou nesta quarta-feira um campo de desabrigados nas imediações de Porto Príncipe após a sua chegada ao Haiti, onde deve participar de uma reunião sobre a reconstrução deste país devastado por um violento terremoto, constatou um jornalista da AFP.

Após uma forte chuva na véspera que inundou o campo, Bill Clinton -- co-presidente da Comissão Interina para a Reconstrução do Haiti (CIRH) que deve realizar à tarde sua terceira reunião -- teve um encontro com dezenas de haitianos desse campo, o maior do país, instalado em um antigo campo de golfe. "As barracas não resistem mais às fortes tempestades. Não podemos continuar a viver nestas condições horríveis", disse uma mulher que tentava se aproximar de Clinton.

"Expliquei o que vamos fazer para construir novos abrigos. Ouvi o que eles pedem, como comida, e disse que vamos tentar mudar isso e falei das escolas e da geração de empregos", afirmou Clinton. Como faz normalmente antes de deixar um campo, o ex-presidente americano apertou as mãos de vários haitianos e conversou com alguns jovens.

Pouco depois, Clinton deve participar ao lado do primeiro-ministro haitiano Jean-Max Bellerive da terceira reunião da CIRH. O papel da Comissão é supervisionar a utilização dos cerca de 3,8 bilhões de dólares de ajuda prometidos a curto prazo pela comunidade internacional para ajudar o Haiti a se recuperar do terremoto de 12 de janeiro.