Itália anuncia implante de coração artificial permanente em adolescente

Um paciente de 15 anos do Hospital Menino Jesus de de Roma foi o primeiro adolescente do mundo a receber o implante de um coração artificial permanente. A equipe de cirurgia cardíaca do hospital, dirigida por Antonio Amodeo, realizou a operação, que durou 10 horas, na quinta-feira.

A principal novidade consiste no fato de que o implante não é temporário, como é habitual, e sim permanente. Os especialistas explicaram que o coração artificial temporário é utilizado habitualmente para ajudar os enfermos à espera de um coração compatível para um transplante. Desta vez, os cardiologistas optaram por implantar um coração artificial permanente.

O coração artificial utilizado, com quatro centímetros de comprimento, foi inserido no ventrículo esquerdo do paciente. Se trata de uma bomba hidráulica ativada eletricamente, implantada no tórax para evitar riscos de infecção. 

O fornecimento de energia do aparelho acontece através de um contato colocado atrás da orelha esquerda do adolescente, ligada à bateria que o paciente usa na cintura.

Até hoje, este tipo de cirurgia só havia sido realizada em adultos.