Chávez dá como certa vitória de Dilma

O próximo presidente do Brasil, eleito no dia 3 de outubro, "continuará governando pelo mesmo caminho" do líder Luiz Inácio Lula da Silva, previu neste domingo o chefe de Estado da Venezuela, Hugo Chávez.

"A coisa vai bem no Brasil. Há bons ventos por lá e faltam apenas alguns dias" para a eleição, disse Chávez após votar nas legislativas venezuelanas deste domingo.

"Lula parte da presidência do Brasil com 80% de apoio do povo brasileiro, e quem chega terá igualzinho 80% para continuar governando o Brasil pelo mesmo caminho, criando a união sul-americana e a libertação do nosso povo", disse Chávez.

"Na América do Sul acendem as luzes da esperança e não vamos permitir que sejam apagadas por mais impérios, por mais ameaças, por mais lacaios que haja em todos os povos", advertiu o líder venezuelano.

Mais de 17,5 milhões de venezuelanos estão convocados para eleger 165 deputados da Assembleia Nacional, que desde 2005 é dominada de forma quase total por Chávez, em uma eleição considerada crucial para o avanço do projeto "bolivariano" do presidente.