Santa Sé divulga programa da visita do papa à Espanha

Bento XVI estará no país entre 6 e 7 de novembro

      CIDADE DO VATICANO - A Santa Sé divulgou nesta sexta-feira o programa oficial da viagem apostólica que o papa Bento XVI fará à Espanha em 6 e 7 de novembro, a última visita internacional de 2010, com etapas em Santiago de Compostela e Barcelona. Os principais compromissos do evento serão celebrar o Ano Santo Compostelano de 2010 e a festa anual que recorda a consagração da catedral da Sagrada Família, obra inacabada projetada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudì em Barcelona.

Não estão previstas etapas em Madri, para onde o Pontífice se dirigirá em agosto de 2011, em ocasião da XXVI Jornada Mundial da Juventude. O programa da viagem prevê quatro discursos, além de homilias das missas e o Angelus. Bento XVI partirá de Roma às 8h30 do sábado (3h30 no horário de Brasília), com chegada prevista em Santiago de Compostela para as 11h30 (6h30 no horário de Brasília). Depois do desembarque, ocorrerá a cerimônia de boas-vindas ainda no aeroporto, onde o líder máximo da Igreja Católica será recebido pelo príncipe Felipe de Astúrias, herdeiro do trono da Espanha, e sua esposa Letizia.

Às 13h locais o papa visitará a catedral da cidade e, depois do almoço, presidirá uma missa na principal praça de Santiago. No mesmo dia viajará a Barcelona, e na manhã do domingo encontrará de forma privada o rei Juan Carlos I e a rainha Sofia, no museu anexo ao Templo Expiatório da Sagrada Família. A recordação da consagração do altar e da igreja -- que mesmo sem ter sido terminada permanece até hoje como uma das obras-primas da arquitetura religiosa -- será celebrada às 10h locais. Após a missa, Bento XVI recitará o Angelus.

À tarde, o papa irá a um centro para a educação de crianças e adultos com deficiência, promovido pela Igreja Católica de Barcelona, onde dirigirá uma saudação a frequentadores e assistentes. Às 19h15 locais, depois de uma cerimônia de despedida no aeroporto, o chefe de Estado do Vaticano retornará a Roma.