Republicanos lançam programa eleitoral 'Promessa pelos EUA'

O Partido Republicano apresentou nesta quinta-feira seu programa eleitoral intitulado "Promessa pelos Estados Unidos" com vistas às eleições legislativas de 2 de novembro e com o propósito de mostrar sua capacidade de governar novamente em caso de vitória.

Com a vontade de se aproximar dos eleitores e se diferenciar da política em Washington, os republicanos anunciaram seu programa não no Congresso - símbolo da política em Washington e alvo da ira dos votantes -, mas em uma loja de bricolagem em Sterling (Virgínia).

No documento de 45 páginas, os republicanos prometem acabar com "os impostos que matam o emprego", reduzir o gasto público, colocar fim aos planos de resgate da economia e derrubar a reforma do sistema de saúde aprovada há seis meses e substituí-la por outra lei.

Os adversários políticos do presidente Barack Obama foram catalogados nestes últimos anos como os do "partido do Não", devido a sua política de obstrução quase total das medidas propostas pelos democratas no Congresso.

Segundo vários veículos da imprensa americana, o programa republicano articula-se em torno de cinco grandes temas: emprego, reforma do governo, orçamento, segurança nacional e saúde.

Como acaba de afirmar recentemente o líder da minoria da Câmara dos Representantes, John Boehner, o documento contém uma proposta consistente de congelar todos os gastos federais não urgentes.

O partido conservador também reafirmou seu apoio às reduções fiscais da era Bush, particularmente aquelas das quais se beneficiam as famílias com renda superior a 250.000 dólares anuais, que esperam prolongar para além de sua data de expiração, no fim de 2010.