Nadal vence Youzhny e avança para sua primeira final de um US Open

Agência AFP

NOVA YORK - O espanhol Rafael Nadal venceu em três sets de 6-2, 6-3, 6-4 o russo Mijail Youzhny, classificando-se neste sábado para sua primeira final de um Aberto de tênis dos Estados Unidos, o único dos quatro torneios do Gran Slam que ainda não tem no currículo.

Nadal, número um do mundo e do torneio, levou duas horas e 13 minutos para tirar Youzhny, 12º lugar, de seu caminho, e agora espera pelo resultado da outra semifinal desta rodada entre o suíço Roger Federer (N.2) e o sérvio Novak Djokovic (N.3).

"Foi uma grande vitória. Estou muito feliz de estar na minha primeira final de um US Open", disse o tenista espanhol no fim do confronto.

Nadal, 24 anos, continua sem perder um set nas quadras de Flushing Meadows, onde busca o nono título de Gran Slam de sua carreira e terceiro seguido este ano, depois de vencer em Wimbledon e Roland Garros.

Apenas o suíço Roger Federer, o americano Peter Sampras e o australiano Rod Laver venceram antes três torneios "majors" desde que começou a era dos Abertos, em 1969.

Nadal e Federer são os únicos que não perderam um parcial até o momento neste US Open, o último dos quatro torneios do Gran Slam da temporada.

Aclamado pelo público na quadra principal do Flushing Meadows, Nadal levantou os braços em sinal de vitória e lançou suas munhequeiras e bolas autografadas para a plateia.

"Não quero perder a chance de dizer que este é um dia especial para os Estados Unidos, e daqui ofereço minha solidariedade aos familiares das vítimas de 11 de setembro", destacou o espanhol, lembrando as vítimas dos ataques terroristas de Nova York.