Mineiros receberão comidas sólidas no fim de semana

Portal Terra

SANTIAGO - O grupo de 33 mineiros que está preso em uma mina de cobre e ouro em Copiapó, no Chile, recebeu nesta sexta-feira um tipo de alimentação que tem por objetivo preparar os estômagos deles para que recebam alimentos sólidos, o que acontecerá a partir deste fim de semana, informa o Terra Chile.

Segundo Jorge Díaz, médico responsável pela alimentação dos mineiros, eles receberão uma "mescla de produto calórico protéico em forma líquida que é muito fácil de tomar". "(A mistura) tem uma quantidade importante de calorias e com quatro unidades diárias chegamos a 1,2 mil calorias", disse Díaz, que ainda acrescentou que outros alimentos são agregados para preparar o estômago dos mineiros para alimentos mais sólidos. Eles receberam nesta sexta-feira bananas, amêndoas e sachês de mel.

O objetivo das autoridades é que os mineiros recebam 1,8 mil calorias diárias. No sábado, eles receberam cinco unidades da mistura, pães e presunto. "No domingo, eles vão comer pão, presunto, mas com margarina e um ovo cozido", afirmou o médico, que ainda disse que cada um deles vai receber algumas laranjas como presente no domingo.