Agência AFP
TEER - A casa de Mehdi Karubi, um dos líderes da oposição reformista ao presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, foi atacada durante a madrugada por integrantes da milícia islâmica Bassidji, informa o site Karubiam Sahamnews.
"Vários delinquentes bassidjis, atuando dentro de um plano coordenado e premeditado, e com o apoio da polícia, atiraram pedras, quebraram janelas e jogaram tinta no imóvel em que mora o ex-presidente reformista do Parlamento, na zona norte de Teerã", afirma o Sahamnews.
Os agressores, que também quebraram câmeras de segurança do imóvel, gritaram frases hostis a Karubi e favoráveis ao Guia Supremo da República Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei, ao qual os bassidjis estão ligados, segundo o portal.
"Este ataque pretende intimidar Karubi para impedir que participe das manifestações pelo dia de Qods (Jerusalém), que devem acontecer na sexta-feira em Teerã", destaca o Sahamnews.
Há um ano, Karubi, candidato derrotado nas últimas eleições por Ahmadinejad, se tornou uma das grandes figuras da oposição reformista ao presidente iraniano, que tem sua reeleição em junho de 2009 questionada.
Desde então, o ex-presidente do Parlamento e sua família sofrem com agressões e intimidações regulares dos partidários do governo. Muitas pessoas ligadas ao político foram detidas e seu jornal foi fechado.