ASSINE
search button

Mais de 120 mil fiéis oram na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém

Compartilhar

Agência ANSA

JERUSALÉM - Mais de 120 mil fiéis muçulmanos oraram nesta sexta-feira na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém, durante a última sexta-feira do Ramadã, informou a polícia israelense.

"Como nas semanas anteriores, a polícia mobilizou 2.000 homens nos arredores das mesquitas. Não tiveram que intervir, pois a oração transcorreu em calma", afirmou o porta-voz Shmulik Ben Ruby.

No geral, Israel proíbe aos palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza o acesso a Jerusalém Oriental, anexada depois de sua conquista em 1967, assim cmo ao território israelense, a partir do bloqueio deste no início de 2000.

No entanto, alguns palestinos são autorizados a entrar na Esplanada das Mesquitas por ocasião do Ramadã: os homens de mais de 50 anos e as mulheres de mais de 40 anos, desde que possuam permissões concedidas pela administração militar israelense.

A Esplanada das Mesquitas se encontra no coração da Cidade Velha de Jerusalém, no setor oriental de maioria árabe.

Trata-se do terceiro lugar sagrado do Islã, depois de Meca e Medina. É onde se encontra a Mesquita de Al-Aqsa e a Cúpula da Rocha.

No entanto, nesta esplanada está o templo bíblico destruído no ano 70 pelos romanos, e junto ao Muro das Lamentações, o principal local de peregrinação judaica.