Chávez subsidiará serviços mecânicos para usuários de GNV

Agência AFP

CARACAS - Os venezuelanos que adotarem o gás natural (GNV) como combustível para seus veículos terão serviços mecânicos grátis, subsidiados pelo governo. "Se você tem carro a gás, terá direito a oficina (mecânica) totalmente grátis. Se o carro quebrou ou precisa fazer manutenção, (o serviço) será totalmente gratuito", disse Chávez em ato oficial transmitido pela televisão venezuelana nesta terça-feira.

O plano, cuja data de lançamento não foi informada pelo presidente, só será aplicado aos usuários de carros "exclusivamente movidos a gás". O uso de GNV é incentivado na Venezuela desde 2007.

Uma disposição do governo ordenava que, em 31 de dezembro de 2009, pelo menos 30% das unidades automotoras importadas, fabricadas ou montadas na Venezuela deveriam ser equipadas com sistema híbrido de gás e gasolina. A petroleira estatal PDVSA se comprometeu em assumir os custos de aquisição e importação dos equipamentos que compõem o sistema de combustível alternativo, mas não se sabe até agora em que proporção a medida foi cumprida.

A gasolina à venda na Venezuela é a mais barata do mundo, com preço fixo de US$ 0,04 dólar há mais de dez anos, subsidiado pelo governo.