Chávez festeja queda de 'apenas' 1,9% do PIB na Venezuela

Agência AFP

CARACAS - O presidente Hugo Chávez festejou nesta sexta-feira a quinta queda consecutiva do Produto Interno Bruto (PIB) da Venezuela, que recuou 1,9% no segundo trimestre de 2010, destacando que houve uma "recuperação notável" em relação à perda de 5,8% do primeiro trimestre.

"No segundo trimestre o Banco Central verifica que iniciamos a recuperação", disse Chávez, lembrando que a economia venezuelana entrou "em recessão" devido à "crise mundial, à redução das exportações de petróleo e à crise elétrica" que atingiu o país.

Na semana passada, o Banco Central da Venezuela (BCV) anunciou uma queda do PIB de 3,5% no primeiro semestre de 2010, após registrar uma contração de 1,9% no segundo trimestre do ano.

Chávez aproveitou a "boa" notícia para criticar alguns economistas, que chamou de "opositores" que duvidam da veracidade das últimas cifras publicadas pelo BCV.

"Agora os esquálidos dizem que isto é mentira (...) que estamos manipulando os números. Eles querem que o BCV diga que houve uma queda de 10%" do PIB.

O governo Chávez espera que a economia cresça 0,5% em 2010.