Agência AFP
LONDRES - A explosão da plataforma de petróleo que provocou um gigantesco vazamento no Golfo do México foi provocada por uma "série de falhas", cuja responsabilidade envolve "múltiplas companhias", afirma o resultado de uma investigação interna da britânica BP publicada nesta quarta-feira
"A tragédia do poço Macondo não foi causada por um único fator. De fato, uma sequência de erros que envolvem um bom número de partes conduziu à explosão e ao incêndio que matou 11 pessoas e causou uma extensa poluição no Golfo do México", destaca a BP em um comunicado.
O texto divulgado pela petroleira afirma ainda que as decisões tomadas por "múltiplas empresas e equipes de trabalho" contribuíram para o acidente, que aconteceu em consequência de "uma complexa e interrelacionada série de falhas mecânicas, decisões humanas, projeto de engenharia, implementação operacional e interconexão de equipes".
O relatório é resultado de quatro meses de investigações sobre o acidente, ocorrido em 20 de abril. O trabalho envolveu 50 pessoas de dentro e fora da BP e foi coordenado pelo diretor de segurança do grupo, Mark Bly.