Presidente peruano quer se candidatar a um terceiro mandato

Agência ANSA

LIMA - O presidente do Peru, Alan García, disse que deseja se candidatar a um terceiro mandato em 2016 e não deixará uma "bomba de tempo" a seu sucessor, o qual deverá ser escolhido nas eleições gerais de 10 de abril de 2011.

"Jamais faria um truque deixando uma 'bomba de tempo' para que o próximo governo fracasse e as pessoas voltem seus olhos a meu governo, que teve melhor sorte", explicou o mandatário.

"O que quero é que o próximo governo seja muito bom, e sobre isso construir já um governo excelente em um terceiro período", declarou García, em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal Trome.

O presidente assegurou que não mentiria ao país, porque fala "diretamente". "A maior honra que pode ter um ser humano é personificar sua pátria, e personificar o Peru é a maior honra a que pude aspirar, e minha vida não tem outro sentido", apontou.

O segundo mandato de García, que tem 61 anos e é membro da Aliança Popular Revolucionária Americana (Apra), terminará em 28 de julho do ano que vem. O atual chefe de Estado já esteve à frente do Executivo entre 1985 e 1990.

Questionado sobre se gostaria de se candidatar à presidência pela terceira vez, ele foi lacônico ao dizer que "sim, claro".