Mia Farrow revela que Campbell recebeu enorme diamante de Taylor

Agência AFP

HAIA - A atriz Mia Farrow declarou nesta segunda-feira no Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL) que a modelo Naomi Campbell, ao contrário do que disse à Corte, recebeu em 1997 um "diamante enorme", que teria sido enviado pelo então presidente liberiano Charles Taylor.

"Ela disse que homens que bateram à porta a acordaram durante a noite. Eles foram enviados por Charles Taylor e entregaram um diamante enorme", afirmou Farrow durante o julgamento de Taylor por crimes de guerra em Haia.

Naomi Campbell declarou em 5 de agosto em Haia ignorar quem a tinha presenteado com pequenos diamantes, que recebeu durante a noite após um jantar organizado pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, no qual também estavam presentes Mia Farrow e Taylor.

A promotoria quer provar que Charles Taylor, de 62 anos, mentiu ao afirmar que nunca possuiu diamantes em estado bruto, que teriam sido entregues pelo rebeldes de Serra Leoa da Frente Revolucionário Unida (RUF).

O ex-presidente liberiano, que é julgado no TESL desde janeiro de 2008, é suspeito de ter comandado os rebeldes da RUF em Serra Leoa, fornecendo armas e munições em troca de diamantes, durante a guerra civil neste país, de 1991 a 2001, que deixou 120.000 mortos e milhares de mutilados.