EUA: Justiça bloqueia casamento gay na Califórnia

Agência AFP

LOS ÁNGELES - Uma corte federal da Califórnia (oeste dos Estados Unidos) bloqueou nesta segunda-feira a retomada dos casamentos homossexuais nesse Estado para permitir que houvesse tempo de serem consideradas as apelações contra o matrimônio gay, depois que um juiz os habilitou na semana passada.

A decisão da corte federal de apelações ocorre horas depois de os oponentes ao casamento gay pedirem que fosse mantida a proibição dessas uniões no estado da costa oeste. Na apelação, diziam que "Califórnia, outros 44 estados (dos Estados Unidos) e a grande maioria dos países do mundo continuam traçando uma linha" entre as uniões gays e as heterossexuais, "porque o casamento serve a um interesse vital para a sociedade": criar "uniões estáveis e duradouras destinadas a gerar as próximas gerações".

Na semana passada, o juiz Vaughn Walker autorizou o reinício dos asamentos entre homossexuais para 18 de agosto. Em torno de 18 mil casais gays e lésbicas casaram entre maio e novembro de 2008, quando o casamento homossexual foi permitido brevemente no estado da Califórnia. O tema controverso pode terminar na Suprema Corte dos Estados Unidos.

Atualmente, apenas os estados de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont, assim como a capital Washington, reconhecem o casamento homossexual.