EUA continuam "abertos ao diálogo" com Irã, diz Hillary Clinton

Agência AFP

DA REDAÇ O - Os Estados Unidos continuam "abertos ao diálogo" com o Irã para resolver a questão do seu programa nuclear, afirmou a chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, em uma entrevista ao New York Times difundida neste domingo pelo departamento de Estado.

"Continuamos abertos ao diálogo. Mas eles sabem o que têm que fazer. Eles devem tranquilizar a comunidade internacional, com palavras e atos, sobre os objetivos de seu programa nuclear", declarou.

Os Estados Unidos acusam o Irã de querer fabricar uma arma nuclear, enquanto Teerã afirma que seu programa tem fins puramente civis e pacíficos.

O Conselho de Segurança da ONU adotou no dia 9 de junho uma resolução reforçando as sanções internacionais contra o Irã. Esta iniciativa foi rapidamente seguida pela adoção de severas sanções unilaterais dos EUA e da União Europeia.

No início da semana, o presidente americano, Barack Obama, havia igualmente dito que estava aberto a negociações com o Irã, considerando que as recentes sanções contra a República Islâmica começavam a fazer efeito.