Chile: novos deslizamentos atrapalham resgate de mineiros

Agência AFP

SANTIAGO - Novos deslizamentos atrapalharam uma primeira tentativa de retirar o grupo de 34 mineiros presos em uma mina de ouro e cobre no Chile, depois de um primeiro deslizamento ocorrido na quinta-feira, disse neste sábado o ministro da Mineração, Laurance Golborne.

"Pelo duto de ventilação, por onde estão baixando, ocorreram novos movimentos. Ocorreu uma expansão que provocou deslizamentos, portanto, as equipes de resgate tiveram de sair rapidamente para não colocar suas vidas em risco", disse Golborne em meio a lágrimas de familiares dos mineiros presos.

"Isso obviamente bloqueia essa possibilidade de entrada. Estamos com toda a equipe técnica tentando buscar outros mecanismos técnicos para resolver isso", completou.

Durante a manhã, equipes técnicas avançaram pelos dutos de ventilação para fazer uma primeira tentativa de resgate depois de uma etapa inicial concentrada em consolidar esse espaço.

Os mineiros estão presos desde a tarde de quinta-feira na mina San José, nos arredores de Copiapó, a 800 km ao norte de Santiago.