Chávez diz estar 'feliz' por reunião marcada com Santos

Agência AFP

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste domingo estar "feliz" pela reunião marcada para a terça-feira na Colômbia com seu colega Juan Manuel Santos, um novo passo para o reestabelecimento da difícil relação bilateral, rompida há duas semanas.

"Hoje vou dormir feliz", disse Chávez pouco depois da coletiva de imprensa na qual os chanceleres Nicolás Maduro, da Venezuela, e Mariángel Holguín, da Colômbia, anunciaram que ambos os presidentes se encontrarão na terça-feira em território colombiano.

"Estaremos trabalhando duro para a reunião de terça-feira (...). Vamos iniciar uma nova relação para o bem de ambos os países", completou Chávez em seu programa de rádio e televisão "Alô Presidente".

No entanto, disse que ainda não foi definido o local exato da reunião.

"Há várias opções que estamos avaliando. Estamos certos de que o presidente Santos e o governo garantirão a segurança, que é um dos temas mais sensíveis, levando em conta o nível de crispação que houve com o governo anterior (de Alvaro Uribe)", completou Chávez.

Essa reunião de chanceleres, realizada em Bogotá, foi o primeiro passo no reestabelecimento das relações bilaterais, que a Venezuela rompeu há duas semanas depois da denúncia colombiana na OEA sobre a suposta presença de chefes guerrilheiros em território venezuelano, negada por Caracas.