Morre ex-pretendente ao trono da Espanhol

Agência AFP

HAIA - O príncipe Charles-Hugues de Bourbon-Parma, ex-pretendente ao trono da Espanha e ex-marido da irmã da rainha Beatrix da Holanda, morreu nesta quarta-feira aos 80 anos, por causa de um câncer, anunciou a assessoria de imprensa do reino holandês.

O príncipe, duque de Parma e Piacenza, nascido em Paris no dia 8 de abril de 1930 e falecido na manhã desta quarta-feira em Barcelona, era filho do duque Xavier de Bourbon-Parma e da duquesa Madeleine de Bourbon-Busset.

Ele se casou, em 1964, com a princesa Irene da Holanda, filha da ex-soberana Juliana e irmã da atual rainha Beatrix, divorciando-se em 1981, segundo o site do palácio real.

Descendente de Luís XIV, o pretendente ao trono da Espanha havia, segundo a Rádio Netherlands Worldwide, abandonado suas ambições reais após a morte do ditador Francisco Franco, em 1975.

Seu corpo será conduzido ao palácio real Noordeinde de Haia para uma homenagem privada antes de ser transferido para Piacenza, perto de Parma, onde será enterrado na cripta da família. Uma celebração será igualmente organizada em Madri após os funerais, mas a data ainda não foi anunciada.