ASSINE
search button

Pentágono ignora destino de US$ 8,7 bilhões de fundo iraquiano

Compartilhar

Agência AFP

WASHINGTON - O Pentágono não sabe onde foi parar quase 9 bilhões de dólares procedentes do petróleo iraquiano e de outros fundos que recebeu para programas de reconstrução depois da invasão americana de 2003, revela uma auditoria nesta terça-feira.

"A falha nos controles deixou os fundos vulneráveis ao uso inapropriado e a perdas não detectadas", informa um relatório do escritório do Inspetor Geral para a Reconstrução do Iraque.

O Pentágono recebeu 9,1 bilhões de dólares em 2004 de um fundo das autoridades americanas no Iraque, destinado a fazer com que os iraquianos se beneficiassem dos lucros com a venda de petróleo e gás e dos bens confiscados do regime de Saddam Hussein.

Mas a auditoria descobriu que o Pentágono não pôde justificar apropriadamente 8,7 bilhões de dólares, porque as agências de defesa que os receberam não criaram contas na Tesouraria nem se estabeleceu um organismo de controle.

O corpo de Engenheiros do Exército e o Comando Central dos Estados Unidos questionaram as conclusões, completa o relatório.

Os Estados Unidos invadiram o Iraque em março de 2003 com o pretexto de colocar fim a programas de armas de destruição em massa do regime de Saddam. As armas jamais foram encontradas, e as tropas americanas ainda permanecem nesse país.