Irã, Brasil e Turquia discutirão troca de urânio domingo

Agência AFP

TEERÃ - Os ministros das Relações Exteriores iraniano, brasileiro e turco se reunirão no domingo em Istambul para discutir o acordo de troca de urânio assinado em maio por esses três países, anunciou o Ministério iraniano das Relações Exteriores.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki, vai se reunir com seus colegas brasileiro e turco, Celso Amorim e Ahmet Davutoglu, "em Istambul amanhã (domingo) de manhã para discutir a situação da Declaração de Teerã relativa à troca de urânio", declarou o porta-voz do ministério, Ramin Mehmanparast, citado pela agência Isna.

O Irã propôs no dia 17 de maio às grandes potências, como parte de um acordo com o Brasil e a Turquia, a troca em território turco de 1.200 kg de seu urânio levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado ao reator de pesquisas médicas de Teerã.

Esta iniciativa foi ignorada pelas grandes potências, que votaram o reforço das sanções contra Teerã, suspeito de querer produzir uma arma atômica.