JB Online
DA REDAÇÃO -
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, afirmou neste domingo, em Gaza, que seguirá pressionando as autoridades israelenses para que levantem o bloqueio à Faixa.
"Manterei a pressão para (conseguir) a reabertura dos postos fronteiriços a fim de melhorar a situação econômica na Faixa e criar um futuro melhor para sua população", disse Ashton à imprensa.
Sobre as polêmicas declarações atribuídas pela imprensa local ao chanceler israelense, Avigdor Lieberman, de que ele estaria se "desinteressando" por Gaza, a representante da UE, que visita o Oriente Médio pela segunda vez no cargo, afirmou que o bloco rejeita totalmente tal posição.
Catherine Ashton prometeu abordar o assunto ainda hoje com o chefe da diplomacia israelense. Ela ainda voltou a exortar Gaza, Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) a retomar o diálogo direto.
A representante da UE não tem prevista nenhuma reunião com membros do Governo do Hamas em Gaza, grupo considerado terrorista pelo bloco europeu e que tomou o controle do território à força em 2007.
Ashton se reuniu no sábado com o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina, Salam Fayyad, em Ramala (Cisjordânia).