Chávez pede para Santos retirar tropas dos EUA da Colômbia

Portal Terra

DA REDAÇÃO - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu nesta sexta-feira ao presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, para que ele retire as tropas americanas de seu país. Segundo Chávez, isso mostraria um "desejo de mudança".

"Pelos seus frutos, os conhecereis", afirmou Chávez, ao comentar sua expectativa sobre o governo Santos. O venezuelano não tem boas relações com atual mandatório colombiano, Álvaro Uribe.

No Equador, onde participa da Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), Chávez também acusou o governo americano de utilizar o destaque da Copa do Mundo para enviar tropas a regiões próximas ao Irã.

"Enquanto isso, o império ianque já despachou submarinos nucleares, porta-aviões e toda uma frota para cercar o Irã", afirmou Chávez. Entre um gol e outro, "Fidel está alertando sobre o que considera a quase iminência de uma guerra no Oriente Médio", acrescentou o venezuelano, se referindo a um artigo escrito pelo ex-presidente cubano Fidel Castro.

No artigo publicado nesta sexta-feira, o líder cubano acusou Israel de aproveitar o evento esportivo para realizar investidas militares. "Junto às forças navais ianques avançam navios militares israelenses, com armamento igualmente sofisticado, para inspecionar quantas embarcações partem para exportar e importar produtos comerciais que o funcionamento da economia iraniana requer", escreveu.