Petróleo estabiliza-se em NY após dois dias de queda

Agência AFP

NOVA YORK - Os preços do petróleo terminaram sem grandes mudanças nesta quinta-feira em Nova York, depois de duas sessões em queda, num mercado pouco ativo, preocupado com a recuperação econômica, que parece perder vigor.

No New York Mecantile Exchange (Nymex), o barril do "light sweet crude" para entrega em agosto terminou em 76,51 dólares, em alta de 16 centavos em relação ao preço da véspera.

No Intercontinental Exchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimiento ganhou 20 centavos a 76,47 dólares.

Os indicadores publicados nesta quinta-feira nos Estados Unidos alimentaram a ideia de que a recuperação perde velocidade, apesar de os dados terem sido mais positivos que o previsto.

Os pedidos de bens duráveis caíram em 1,1% em maio, menos que o antecipado. As novas inscrições para seguro-desemprego mantiveram-se em um nível elevado (457.000) na semana passada, mas baixaram pela primeira vez em três semanas.

Isso confirma o diagnóstico do banco central americano anunciado na quarta-feira passada, que qualificou a conjuntura de "menos favorável ao crescimento" nos Estados Unidos devido ao que ocorre no exterior, em referência à crise orçamentária na zona do euro.

A Agência Internacional de Energia advertiu na quarta-feira que a demanda mundial de petróleo crescerá 1,4% ao ano até 2015.

gmo/mla/mmz/lb