Agência AFP
PARIS - Depois de inaugurar em meados de abril em Paris o Passeio Ben Gurion, na presença do presidente israelense Shimon Peres, o prefeito socialista de capital francesa, Bertrand Delanoë, inaugura na manhã da próxima segunda-feira a Praça Mahmoud Darwich, em homenagem ao célebre poeta, junto do presidente palestino Mahmoud Abbas.
A obra de Mahmoud Darwich, que morreu em agosto de 2008, valeu a ele inúmeras distinções na Ordem Nacional do Mérito (1993), uma condecoração francesa, e seus textos foram traduzidos para diversas línguas. É reconhecido como um dos poetas mais importantes do século XX.
A decisão de conceder ao local parisiense o nome de Mahmoud Darwich, no 6º "arrondissement", foi aprovada pelo Conselho da Cidade de Paris em abril de 2010.
Antes desta honraria, outro local público levou o nome de David Ben Gurion, primeiro líder do Estado de Israel. Na época, a homenagem suscitou críticas de políticos e associações pró-palestinas.
O presidente palestino, atualmente em Washington, fará uma visita oficial a Paris na segunda-feira, onde deve se encontrar com o presidente Nicolas Sarkozy.
Abbas deixa os Estados Unidos nesta sexta-feira para viajar à Europa, onde será recebido pelo presidente espanhol José Luis Zapatero no domingo.